Shopping Hospedagem Fórum Contato
     
   O portal do desenvolvedor ASP Florianópolis-SC, Terça-feira - 27 de Junho de 2017  
Busca

Menu do site
Efetuar Login
Usuário:

Senha:

 Esqueceu a senha?
Login automático

 Cadastre-se
Preenchimento dos campos obrigatório
Avaliações: 24   -   Minha nota: Média Geral: 9  
 

» É quase que impossível se trabalhar com o ASP e não fazer uso de formulários. Quando usamos um formulário para qualquer função que seja, ele pode muitas vezes causar erros ao ser enviado pelo internauta, pois muitas vezes ao responde-lo, ele esquece de preencher certos campos que são indispensáveis e que precisam ser respondidos corretamente.

» Pensando neste problema, que eu mesmo obtinha, desenvolvi uma rotina simples e objetiva. Quando o usuário preenche um formulário, é chamada então esta rotina que, verifica cada campo do formulário e informa ao internauta quais campos ele esqueceu de preencher e que se tornam necessários, caso isto realmente aconteça. A mensagem do erro é informada na mesma página do formulário com os devidos campos que antes haviam sido preenchidos já com seus respectivos valores. Caso todos os campos que se fazem necessário, tenham sido preenchidos corretamente, o formulário é então enviado com sucesso para seu determinado objetivo.

» O código desta função segue abaixo:

» Irei agora explicar a vocês como usar esta rotina em seus arquivos ASP que contenham formulários.

» Esta rotina funciona perfeitamente, mas o formulário deve seguir o padrão do exemplo abaixo:

» Os dois códigos citados acima(da rotina, e do formulário), dervem ser salvos dentro de um mesmo arquivo ASP, e a função a ser realizada com o formulário, após este ser verificado pode ser declarada dentro de uma SUB e chamada posteriormente(ou declarada) na linha indicada dentro da rotina: ' => Aqui vai a função que utiliza o formulário

Importante: As linhas de código 1 e 3 do exemplo acima nunca devem ser alteradas, caso contrário a rotina não irá funcionar. Lembro ainda que vocês poderão incluir quantos campos quiserem, porem, para que os valores dos campos já preenchidos sejam mantidos caso o formulário seja novamente solicitado para que determinados campos sejam preenchidos, é necessário que vocês utilizem o padrão dos campos do exemplo acima, ou simplificando, sempre se baseiam na linha abaixo em destaque:

» Desta forma, os valores dos campos serão mantidos, e não será necessário que o internauta perca tempo em preenchê-los novamente caso algo saia errado.

 
 
 
Fabiano Dias
fabiano@superasp.com.br

www.superasp.com.br
O portal do desenvolvedor ASP




SuperASP do Brasil Ltda

03.066.522/0001-84
Av. Rio Branco 433 - Centro - Florianopolis - SC
Contato

© 2001/2008 - Superasp do Brasil Ltda. Todos os direitos reservados